Farmacêutica Pfizer conclui testes de vacina e busca autorização para uso emergencial nos EUA

Empresa diz que imunizante é 95% eficaz e espera produzir 50 milhões de doses ainda este ano

Vacina contra Covid-19 em desenvolvimento (Reprodução)
Escrito en CORONAVÍRUS el

A farmacêutica norte-americana Pfizer anunciou nesta quarta-feira (18) que concluiu os testes finais de sua vacina contra a Covid-19 e vai buscar uma autorização para uso emergencial nos Estados Unidos.

Segundo a empresa, o imunizante obteve eficácia de 95% e não apresentou efeitos colaterais importantes. A atualização dos resultados ocorre uma semana após a Pfizer dizer que a vacina apresentou eficácia de 90% em ensaio clínico.

A farmacêutica destacou ainda que espera produzir até 50 milhões de doses de vacinas ainda este ano, o que seria o suficiente para proteger 25 milhões de pessoas. As informações são da Reuters.

O presidente da Pfizer no Brasil, Carlos Murillo, disse nesta terça-feira (17) que a farmacêutica tem avançado nas negociações com o Ministério da Saúde e que tem expectativa de disponibilizar vacinas no Brasil já no primeiro trimestre de 2021, caso um acordo seja fechado.

O Ministério da Saúde, por sua vez, informou que pode adquirir o imunizante caso os ensaios clínicos apontarem "total eficácia e segurança" dos insumos.