Fiocruz deve liberar vacinas para os estados ainda neste sábado

Técnicos da Fiocruz passaram a madrugada fazendo a checagem da qualidade e segurança do produto, além da rotulagem em português

As duas milhões de doses das vacinas da Universidade de Oxford/Astrazeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que chegaram ao Rio de Janeiro na noite dessa sexta-feira (22/1), começam a ser distribuídas pelos estados ainda na tarde deste sábado.

Elas seguiram para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), e estão em análise.

Técnicos da Fiocruz passaram a madrugada fazendo a checagem da qualidade e segurança do produto, além da rotulagem em português para facilitar a distribuição das vacinas que vieram da Índia.

As 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca compradas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o instituto Serum, da Índia, finalmente chegaram ao Brasil nesta sexta-feira.

A aeronave da Emirates com a carga pousou no aeroporto de Guarulhos após uma semana de indefinições. O Ministério da Saúde, comandado pelo general Eduardo Pazuello, havia montado uma operação para a chegada do imunizantes há exatos sete dias, mas isso acabou não ocorrendo por questões diplomáticas.

O atraso gerou forte pressão sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro na última semana, em especial sobre o chanceler Ernesto Araújo, que havia garantido a liberação das doses.

Com informações do Metrópoles

Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR