Hospital de SP registra dois casos de coronavírus em recém-nascidos

Um dos bebês já teve alta, e ambos estão estáveis; nesta quarta-feira (8) foi registrado o óbito de um bebê de três meses no Ceará devido a infecção pelo coronavírus

Foto: Divulgação
Escrito en CORONAVÍRUS el

Dois bebês recém-nascidos foram diagnosticados com covid-19 em um hospital de São Paulo, nesta terça-feira (7). Segundo o UOL, o Hospital e Maternidade Santa Joana, localizado na região central da capital paulista, enviou nota garantindo que ambos os bebês estão estáveis e um já teve alta.

Um dos bebês foi diagnosticado com coronavírus após apresentar sintoma pouco comum. "O preparo da equipe multidisciplinar permitiu investigar e diagnosticar rapidamente o primeiro caso positivo da covid-19 em um recém-nascido, que apresentou sintoma gastrointestinal - sinal atípico da doença e relatado na literatura como menos frequente", diz a nota. O bebê está internado em UTI neonatal isolada, sem contato com outros pacientes.

Segundo o Santa Joana, assim que foi diagnosticado o primeiro caso, os bebês que estavam em contato foram testados e apenas um teve resultado positivo, mas estava assintomático e teve alta no último sábado (4).

O hospital também garantiu que está tomando as devidas providências para lidar com a pandemia desde que a ameaça se apresentou. "Foram criadas áreas específicas para receber pacientes com casos suspeitos ou confirmados de covid-19, desde a triagem na recepção, onde são orientados quanto ao uso da máscara, e seguindo para o Pronto Atendimento exclusivo separado da rotina, além de quartos de internação, UTI Adulto e UTI Neonatal", afirma a instituição.

O Santa Joana lembra ainda que não é um hospital geral e que o número de casos recebidos está dentro do esperado, além de garantir que as medidas necessárias para tratar pacientes com sintomas e proteger a todos estão sendo tomadas.

"O Santa Joana reafirma que segue todos os protocolos e orientações do Ministério da Saúde (MS) e, para os casos confirmados como positivos da covid-19 ou óbitos, comunica primeiramente as autoridades epidemiológicas do Município e do Estado de São Paulo", diz a nota.

Nesta quarta-feira (8) foi registrado o óbito de um bebê de três meses no Ceará devido a infecção pelo coronavírus. O caso indica o paciente mais jovem a morrer pela doença no país, e as autoridades afirmaram que o bebê já tinha problemas renais.