Influencer fitness ucraniano que negava pandemia morre de covid-19

Dmitriy Stuzhuk chegou a dizer que “o coronavírus não existe” e que era uma invenção para “justificar o controle social”, até que adoeceu em outubro e publicou um comovente relato, em sua última publicação nas redes sociais

Dmitriy Stuzhuk (foto: Instagram)
Escrito en GLOBAL el

Dmitriy Stuzhuk é um professor de educação física bastante conhecido na Ucrânia, seu país natal, e em vários países do Leste Europeu, por seus canais de fitness, nos quais também falava de política e defendia ideologias de extrema-direita, discursos anti imigração e algumas teorias da conspiração.

Uma dessas teorias defendidas pelo influencer era a de que “o coronavírus não existe”. Segundo ele, se tratava de “uma grande mentira para justificar o controle social”.

Mas essa opinião mudou no dia 9 de outubro, quando foi diagnosticado com covid-19. Stuzhuk se contagiou durante uma viagem à Turquia e manifestou uma versão mais graves da doença. Apesar da boa saúde e da idade bem distante do grupo de risco (tinha 33 anos), o ucraniano chegou a ser internado e a usar respirador mecânico por dias.

“Acordei um dia no meio da noite porque meu pescoço estava inchado e tinha dificuldade para respirar. Além disso, meu estômago doía um pouco. No dia seguinte, começou a aparecer tosse, mas não havia temperatura. E aos poucos as coisas foram se agravando”, relata o professor.

https://www.instagram.com/p/CGVXb6mHmEZ/?utm_source=ig_embed

Em sua última publicação no Instagram, ele faz um comovente mea culpa: “quero compartilhar essa minha experiência porque fiquei doente e entendi que devo alertar a todos os que me seguem: também sou dos que pensou que essa doença não existia, que tudo isso era relativo. Até que fui infectado. A covid-19 não é uma mentira, e não é uma doença passageira. É real! E é grave!”.

O professor de educação física faleceu na sexta-feira (16), algumas poucas horas depois desse desabafo. A notícia foi dada por sua esposa, a também influencer fitness e modelo búlgara Sofia Stuzhuk. O casal tinha três filhos e estava em processo de separação. “Isso não atenua a dor que eu sinto neste momento”, afirmou a viúva.