Instituto norte-americano prevê que Brasil superará EUA em mortes por covid-19 em julho

De acordo com o Instituto de Massachusetts, caso sejam mantidas as tendências da última semana, o Brasil poderia passar à liderança no número total de mortes por coronavírus em no máximo dois meses

Bolsonaro com medicamentos à base de cloroquina - Foto: Reprodução
Escrito en CORONAVÍRUS el

Dois meses, é o prazo máximo que o Instituto de Massachusetts calcula que tardará para que o Brasil ultrapasse os Estados Unidos e passe a liderar o ranking mundial de mortes por covid-19. A estimativa foi publicada em um informe nesta segunda-feira (25).

Desde a semana passada, o Brasil já é o país que registra mais mortes diárias, superando os norte-americanos. Porém, em números totais, os estadunidenses estão muito na frente, com quase 100 mil mortes (98 mil até esta segunda), enquanto o Brasil tem pouco mais de 23 mil.

No entanto, os analistas de Massachusetts acreditam que a curva da pandemia nos Estados Unidos já está mostrando uma queda no número de contágios e de mortes, enquanto o Brasil mostra um crescimento em suas estatísticas.

As projeções do instituto norte-americano também levam em conta que a tendência de crescimento no Brasil pode durar mais de um mês – tempo observado em países como China, Espanha, Itália e mesmo nos Estados Unidos – devido à postura do governo de Jair Bolsonaro de boicotar as medidas de isolamento, que foram adotadas nos países citados.