Isolamento rígido surte efeito no Rio e velocidade de contágio diminui, diz especialista

Thiago de Moraes Moreira, no entanto, acredita que ainda não é hora de pensar em reabertura

Rio de Janeiro RJ 15 04 2020-Hospital de campanha para atendimento de pacientes com Covid-19 está sendo montado no Estádio do Maracanã quase pronto foto Goverj
Escrito en CORONAVÍRUS el

O economista responsável pelo cálculo de contágio do coronavírus na cidade do Rio de Janeiro anunciou nesta segunda-feira (18) que o isolamento social mais rígido adotado em alguns pontos do município surtiu efeito.

Segundo Thiago de Moraes Moreira, professor de pós-graduação do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), o índice que estava em 0,06 caiu para 0,039 em uma semana.

Integrante do gabinete científico da prefeitura, Moreira afirma que ainda não é hora de uma reabertura apesar da perspectiva animadora. “É importante a gente dar uma boa notícia, até com intuito de mostrar para a população que o sacrifício está produzindo resultados", disse em entrevista à jornalista Mariana Tokarnia, da Agência Brasil.

"É muito ruim, pelo menos para a grande maioria, que está respeitando a quarentena, olhar diariamente para os veículos de imprensa e parecer que não está adiantando de nada. As pessoas começam a questionar a própria efetividade da quarentena. É importante dizer que sim, está e tem-se resultados importantes”, afirmou.

Ele alerta, no entanto, que os números segue subindo, mas em uma velocidade mais lenta. São 13,4 mil casos confirmados e 1,96 mil mortes. Há 1693 pacientes internados no sistema público de saúde na cidade e 559 em UTI.

O economista acredita que é ainda necessária a manutenção da quarentena na cidade e pede compreensão da população. O índice ideal seria de 0,01.