Maioria defende vacinação obrigatória permitida pelo STF, aponta pesquisa PoderData

No grupo dos que consideram o governo Bolsonaro como Bom ou Ótimo, a decisão do STF foi rechaçada por 68%

Vacinação (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Levantamento realizado pela PoderData divulgado pelo Poder 360 nesta terça-feira (29) mostra que a maioria da população defende que a vacinação contra a Covid-19 seja obrigatória no país, conforme permitiu o Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a pesquisa, 54% dos brasileiros acham que o STF acertou ao permitir a vacinação obrigatória e não-forçada, se houver uma lei que preveja isso.

Por outro lado, 41% afirmam que o STF errou em tomar a decisão por serem contrários à obrigatoriedade. Outros 3% defendem a imunização obrigatória apenas para grupos de risco, enquanto 3% não sabem opinar.

No dia 17 de dezembro, o plenário do tribunal reconheceu que é constitucional a implementação de uma lei que preveja a vacinação obrigatória, contanto que não seja forçada. O ministro Ricardo Lewandowski, relator de ação do PDT sobre o tema, defendeu que a vacinação compulsória pode ser implementada por “medidas indiretas” e citou como exemplo a vedação a frequentar determinados lugares ou a exercer certas atividades.

Bolsonaristas

Ainda segundo os dados da PoderData, o grupo que tem mais rejeição à vacinação obrigatória é o que considera o governo do presidente Jair Bolsonaro como Ótimo ou Bom: 68% rechaçam. O mandatário tem reiterado diversas vezes que é contra a medida.

Por outro lado, os mais favoráveis são aqueles que avaliam o governo como Ruim/Péssimo: 72%.

Pesquisa Fórum

Em novembro, a Pesquisa Fórum traçou um panorama sobre a vacinação obrigatória. Naquela ocasião, 58,4% dos entrevistados se disseram a favor da medida enquanto apenas 32,6%, menos de um terço da população, se opuseram à obrigatoriedade.

https://twitter.com/Poder360/status/1343995493450477573