Membros da elite russa receberam doses antecipadas de vacina contra Covid-19, diz jornal

Executivos da gigante de alumínio United Co. Rusal e funcionários do governo teriam recebido doses antecipadas da vacina em abril. Imunização está nas primeiras fases de teste no país

Foto: Xinhua)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Dezenas de empresários e membros da elite política da Rússia receberam acesso antecipado a uma vacina experimental contra a Covid-19, segundo reportagem do Bloomberg publicada neste domingo (19). As primeiras doses teriam sido aplicadas em abril deste ano.

Entre os executivos que tiveram acesso antecipado à imunização, estão nomes ligados à gigante de alumínio United Co. Rusal, assim como "magnatas bilionários e funcionários do governo", de acordo com o jornal.

A vacina experimental pertence ao Instituto Gamaleya, com sede em Moscou. A vacina é financiada pelo Fundo Russo de Investimento Direto do Estado e apoiada pelo Ministério da Defesa. A primeira fase de testes foi concluída na semana passada.

O instituto, no entanto, ainda não publicou resultados para o estudo, que envolveu cerca de 40 pessoas. A segunda fase de testes já foi iniciada com um grupo maior.

A revista científica The Lancet, referência no campo da Medicina, anunciou nesta segunda-feira (20) que a vacina da Universidade de Oxford para a Covid-19 é “segura e induz resposta imune”. Trata-se, por enquanto, de resultados preliminares das duas primeiras fases de testes da imunização.