O que o brasileiro pensa?
25 de maio de 2020, 19h29

Mesmo sem vacina pronta, Rússia prevê campanha de vacinação em massa para o segundo semestre

Em um dos projetos russos para desenvolvimento de uma vacina contra a covid-19, os cientistas realizaram testes neles mesmo para adiantar o processo, e afirmam que o resultado foi positivo

Foto: reprodução

Apesar de ainda não contar com uma vacina totalmente pronta, o governo da Rússia anunciou que deve realizar uma campanha de vacinação em massa no país contra o coronavírus, durante o outono do hemisfério norte (meados de setembro).

A informação foi dada por Alexander Gintsburg, diretor do Centro Nacional Russo de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia. Em entrevista para a agência de notícias TASS, “as pesquisas estão adiantadas, e a nossa previsão é a de que o início da campanha de vacinação possa acontecer no início do outono”.

Gintsburg também comentou que “nem a população não poderá receber esta vacina ao mesmo tempo, no melhor dos casos, este processo levará seis meses, talvez até mais”.

A Rússia parece dedicada a vencer a corrida pela vacina contra a covid-19. Tanto que, em um dos três projetos russos neste sentido, os próprios cientistas provaram a vacina neles mesmos, e também em outros voluntários, e afirmam que os resultados foram positivos.

Este projeto também é liderado por Gintsburg e desenvolvido pelo Centro Nacional Russo de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia. “Todos os que experimentaram o medicamento desenvolveram imunidade contra o vírus, e nenhum efeito colateral foi detectado. Todos estão saudáveis continuam desempenhando plenamente suas funções”, afirmou o cientista.

Por sua parte, o Ministério da Saúde da Rússia afirmou que, entre agosto e setembro, pretende registrar oficialmente, na OMS (Organização Mundial da Saúde), ao menos duas de suas três vacinas em desenvolvimento, o que, caso aconteça, as tornaria disponíveis para serem usadas em qualquer país do mundo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum