Ministério da Saúde quer que Anvisa libere autoteste de Covid

Saúde pretende disponibilizar o teste caseiro para ampliar a testagem no país

Teste de Covid-19, em Brasília | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en CORONAVÍRUS el

O Ministério da Saúde enviará ainda esta semana um pedido para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) referente à autorização dos autotestes de Covid-19. O modelo é utilizado em diversos países como uma forma de facilitar a testagem em massa da população.

Segundo informação de Larissa Rodrigues, da CNN Brasil, o secretário-executivo do ministério, Rodrigo Cruz, afirmou que apresentará o pedido de liberação à Anvisa entre quarta-feira e quinta-feira desta semana.

Até o momento, esse tipo de teste caseiro está proibido pela Anvisa. A agência no entanto estaria aberta à possibilidade.

O pedido surge em meio a um surto da Covid-19 em algumas regiões do país provocada pela variante Ômicron do Sars-Covd-2. Apesar do registro do aumento das infecções pelo novo coronavírus no fim de ano, o Brasil vive um apagão de dados, com uma evidente ineficácia do monitoramento epidemiológico.

No Reino Unido, esse teste caseiro é distribuído gratuitamente à população. A Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica da Argentina (ANMAT), equivalente à Anvisa, aprovou a liberação desse tipo de teste na semana passada em razão do aumento de casos provocado pela ômicron.

Temas