Morre por Covid-19 o cacique Aritana Yawalapiti, do Alto Xingu

De acordo com seu filho Tapi, há cerca de 200 moradores na aldeia Yalawapiti, quatro dos quais testaram positivo ao coronavírus e muitos apresentam sintomas

Foto: Reprodução
Escrito en CORONAVÍRUS el

Acaba de falecer, na manhã desta quarta-feira (5), em decorrência da Covid-19, o cacique Aritana Yawalapiti, um dos grandes líderes indígenas do Alto Xingu. Ele estava internado em um hospital em Goiânia, com graves problemas respiratórios.

Aritana teve que sair de Yawalapiti, uma aldeia no coração da reserva do Parque Indígena Xingu, no Mato Grosso, para ser atendido em um hospital do município de Canarana e, finalmente, transferido a Goiânia, capital de Goiás.

A notícia foi confirmada pelo ambientalista Felipe Milanez em sua conta do Twitter: “faleceu o grande cacique Aritana Yawalapiti, por covid19, após duas semanas de internação em Goiania”, escreveu.

De acordo com seu filho Tapi, há cerca de 200 moradores na aldeia Yalawapiti, quatro dos quais testaram positivo ao coronavírus e muitos apresentam sintomas.  A comunidade está localizada no coração da reserva de Xingu, que tem cerca de 26.000 km², e na qual vivem cerca de seis mil indígenas de 16 etnias. 

Após a morte dos seus parentes, Aritana iniciou uma campanha para arrecadar fundos e levar cuidados médicos para essa terra indígena, que não tem recursos ou remédios para atender os pacientes mais graves, disse Tapi. 

https://twitter.com/felipedjeguaka/status/1291014135313043461

"GENOCÍDIO XINGU FALECEU O GRANDE CACIQUE ARITANA notícia sufocante chega do Xingu: faleceu o grande cacique Aritana Yawalapiti, por covid19, após duas semanas de internação em Goiania. Terrível tragédia! Terrível!!!! Muita força ao povo Yawalapiti, a toda a familia xinguana!!!"