MSC Splendida: segundo navio interrompe cruzeiro marítimo após surto de Covid-19

Com 78 pessoas infectadas a bordo, navio MSC Splendida interrompeu a viagem após retorno de urgência para Santos. Na Bahia, navio Costa Diadema cancelou cruzeiro após confirmar 68 casos a bordo.

O navio MSC Splendida. Foto: Divulgação
Escrito en CORONAVÍRUS el

Atracado no Porto de Santos com 78 pessoas infectadas pela Covid-19, o navio MSC Splendida interrompeu o cruzeiro de 7 dias no final da tarde desta sexta-feira (31). Horas antes, o navio Costa Diadema, que estava na Bahia, teve o passeio suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por causa do surto do coronavírus.

A MSC Cruzeiros comunicou à Anvisa o fim da viagem após retornar às pressas do litoral de Santa Catarina para o Porto de Santos na madrugada anterior com 70 passageiros e tripulantes contaminados com Covid-19.

A escala não programada ocorreu em meio ao cruzeiro de Réveillon, que partiu do próprio Porto de Santos e que teria a virada do ano no Rio de Janeiro.

O desembarque dos passageiros ocorre de acordo com os protocolos sanitários de segurança: os positivados deverão dar continuidade, em terra, ao isolamento iniciado na embarcação e serão monitorados pelos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) das cidades de destino.

Os demais passageiros passarão por testes de detecção da Covid-19 antes de desembarcar. O transporte desses passageiros ocorrerá em veículos específicos, a cargo da operadora de cruzeiro. A agência reguladora destaca que a duração da operação de desembarque está sujeita às necessidades operacionais e deve ser organizada pela empresa.

A MSC informou, em nota, que vai oferecer aos clientes opções de uma carta de crédito no valor do cruzeiro original, que pode ser resgatada em qualquer cruzeiro futuro até o dia 31 de dezembro de 2022, ou o reembolso total dos valores pagos.

Desembarque do Costa Diadema será em Santos

Após interromper o cruzeiro, o Costa Diadema vai deixar Salvador com destino a Santos, onde ocorrerá o desembarque dos passageiros que não estão com Covid.

A Anvisa confirmou 68 casos de coronavírus na embarcação, sendo 56 de tripulantes e os outros 12 entre os passageiros.

Os passageiros que testaram positivo para Covid-19 ficarão em isolamento em hotéis já disponibilizados pela operadora do cruzeiro. Moradores da capital baiana também foram autorizados a desembarcar.

Segundo relatórios feitos pelo comando do navio, a maioria dos passageiros positivados está assintomática. Apenas algumas pessoas registram sintomas leves.

Conforme o Plano de Contingência, a embarcação poderá seguir, sob condição de restrições a bordo, para o Porto de Santos. Isso significa que todas as atividades não essenciais no Costa Diadema devem ser interrompidas até o destino final.

Todos os passageiros serão testados novamente para o desembarque em Santos.

Temas