Nelson Teich anuncia envio de 25 respiradores a “estados mais necessitados” em estreia no Twitter

Em videoconferência com investidores do setor de saúde no dia 7 de abril, o novo ministro da Saúde afirmou que a compra de "grande quantidade" de respiradores poderia ser um "investimento desnecessário" na pandemia do coronavírus

Após divulgação de uma vídeo conferência do dia 7 de abril em que critica a compra de “grande quantidade” de respiradores, o ministro da Saúde, Nelson Teich, foi às redes sociais na madrugada deste domingo (19) divulgar que enviou 25 aparelhos para os estados do Ceará e Amazonas.

“Enviamos hoje respiradores aos estados mais necessitados. CE e AM receberam 15 e PE 10. Produzidos no Brasil. O MS e o Governo Federal
@jairbolsonaro estão mobilizados para apoiar os Estados e municípios no enfrentamento desta crise. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance”, tuitou.

Adepto do Linkedin, rede social mais voltada para o mundo corporativo, onde se identifica como “consultor sênior do setor de Saúde”, Teich fez sua estreia com a publicação no Twitter, rede preferencial de Jair Bolsonaro e dos governistas.

Investimento desnecessário
Em um videoconferência com investidores da área da saúde no último dia 7 de abril, Teich fala sobre o cenário de “incertezas” em relação ao coronavírus e alerta que se houver uma grande “estruturação” agora, isso pode resultar em um “investimento desnecessário” caso haja um tratamento para a cura da doença.

“Se você se prepara demais, se estrutura demais e amanhã sai um tratamento, você fez um investimento enorme desnecessário”, disse.

O ministro cita como exemplo a compra de respiradores, que são essenciais para o tratamento de pacientes com Covid-19 nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e tem provocado uma corrida para a aquisição do equipamento na China.

Porque, por exemplo, hoje você tem um número de ventiladores mecânicos que você precisa, aí de repente você dobra a sua quantidade de ventilador mecânico. O que você vai fazer com isso depois?”, indaga Teich, em uma análise claramente econômica do combate ao coronavírus.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.