Nos EUA, 20% dos hospitalizados por coronavírus têm entre 20 e 44 anos

Números são do Centro de Controle e Prevenção de Doenças. Caso de menina de 12 anos em estado grave também desmente teoria de que Covid-19 só afeta idosos

Simulação de atendimento ao novo coronavírus em Manaus (Foto: Alex Pazuello/Semcom/Fotos Públicas)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Muitos acreditam que o coronavírus só afeta o idosos, e embora eles sejam a maioria dos casos, não é verdade que as pessoas com menos de 60 anos não estão sujeitas a enfrentar problemas.

Segundo números do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, cerca de 20% das hospitalizações por Covid-19 no país são adultos jovens entre 20 e 44 anos.

Um dos exemplos é o caso de Emma, ??uma menina estadunidense de 12 anos, que está entre a vida e a morte, internada em um hospital da cidade de Atlanta. Ela foi diagnosticada com Covid-19 no dia 15 de março, e atualmente se encontra conectada a um ventilador mecânico.

O primo de Emma, Justin Anthony, deu uma entrevista à rede CNN contando que, após contrair o coronavírus, a menina teve várias complicações, e em algum momento temeram que ela não pudesse resistir. Desde sexta-feira (21), o quadro de Emma se mantém estável dentro da sua gravidade, já que não teve novos problemas, mas continua dependente do respirador artificial.

Em algum momento, também se difundiu a ideia de que as crianças eram praticamente imunes ao vírus, e o caso de Emma também desmente essa informação, embora a OMS já o tenha feito semanas atrás, através de uma declaração pro próprio diretor-geral da entidade, o etíope Tedros Ghebreyesus.