Fórum Educação
23 de Maio de 2020, 14h11

Nova fase de testes da vacina de Oxford contra o coronavírus incluirá provas em crianças e idosos

Universidade britânica desenvolve uma das mais promissoras alternativas de imunização contra a covid-19, e já prepara segunda fase de testes em humanos

Foto: reprodução

A vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford contra o coronavírus entrará em sua segunda etapa de testes na próxima semana, a qual inclui provar o medicamento em crianças e idosos.

O projeto está sendo realizado em parceria com a empresa italiana de biotecnologia Advent-IRBM e iniciou as provas clínicas em abril, com pouco mais de mil voluntários adultos até 55 anos.

A próxima fase pretende recrutar outros 10 mil voluntários, entre os quais também haverá pessoas adultas, mas também crianças entre 5 e 12 anos, e pessoas maiores de 55 anos.

Os voluntários serão divididos em dois grupos, que receberão uma ou duas doses da vacina ChAdOx1 (nome provisório do produto) ou de outro tratamento também já autorizado, para que os pesquisadores possam comparar o índice de infecção em cada caso.

Segundo a BBC, esta etapa deveria durar de dois a seis meses, dependendo do número de pessoas envolvidas, mas a universidade tem feito esforços para acelerar o processo, com o objetivo de ter uma vacina pronta para ser utilizada ainda este ano.

A vacina se baseia em um adenovírus de chimpanzés que contém a proteína “spike”, usada pelo coronavírus para agredir as células humanas e provocas a infecção covid-19.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum