OCDE cobra responsabilidade de Bolsonaro e defende confinamento

“O governo central deveria assumir firmemente a dianteira no enfrentamento e contenção à covid-19", diz a entidade

Jair Bolsonaro - Foto: Isac Nóbrega/PR
Escrito en CORONAVÍRUS el

Circula internamente na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) um documento que cobra que o governo do presidente Jair Bolsonaro assuma sua responsabilidade diante do surto do novo coronavírus no Brasil

Segundo reportagem de Daniel Rittner, do Valor, o documento ainda é preliminar, mas aponta as insatisfações da organização com a posição tomada por Bolsonaro. O presidente pretende ingressar na OCDE com o apoio de Donald Trump.

“O governo central (federal) deveria assumir firmemente a dianteira no enfrentamento e contenção à covid-19 e tomar medidas apropriadas de confinamento, seguindo aquelas implementadas por administrações estaduais e municipais”, diz trecho do texto.

A organização afirma que a epidemia está se espalhando no Brasil e Bolsonaro deve adotar logo o confinamento, estabelecido por governadores estaduais.

"O governo central tem sido reticente em tomar medidas de lock down. Em contraste, administrações estaduais e municípios têm tomado medidas como fechamento de lojas, escolas e praias, além do cancelamento de eventos públicos”, diz ainda.