Ômicron: Após confirmação do Reino Unido, Alemanha registra 1º caso suspeito

Segundo o ministro para Assuntos Sociais da região de Hesse, no oeste da Alemanha, mutações do coronavírus foram identificadas em um passageiro que vinha da África do Sul

Alemanha vive panademia dos não vacinados/ Foto: Agência Brasil
Escrito en CORONAVÍRUS el

Mais um país da Europa registrou um caso suspeito da variante Ômicron, identificada pela primeira vez no Sul da África. A Alemanha notificou, neste sábado (27), o que parece ser o primeiro caso da nova cepa do coronavírus.

De acordo com Kai Klose, ministro para Assuntos Sociais da região de Hesse, no oeste da Alemanha, mutações do coronavírus foram identificadas em um passageiro que vinha em um voo proveniente da África do Sul.

“Ontem à noite, várias mutações típicas da Ômicron foram encontradas em um passageiro voltando da África do Sul. Parece muito possível que a variante tenha chegado à Alemanha”, relatou o ministro.

O Reino Unido já havia anunciado ter identificado dois casos da nova em seu território. Os infectados estão em isolamento.

Um caso da nova variante também foi detectado na Itália, segundo o Instituto Nacional de Saúde (ISS) neste sábado (27). O genoma foi sequenciado no Laboratório de Microbiologia Clínica, Virologia e Diagnóstico de Bioemergência do Hospital Sacco, de Milão, a partir de uma amostra positiva de um paciente procedente de Moçambique.

Veja os outros países que confirmaram casos da nova variante

Autoridades sanitárias de Israel, no Oriente Médio, de Hong Kong, na Ásia, e da Bélgica, na Europa, também tinham confirmado casos nesses países e elevaram o medo generalizado de que o mundo viva um novo surto avassalador de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Essas nações somam-se a Botswana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue, todas do continente africano, onde casos da Ômicron já haviam sido detectados.

Organização Mundial da Saúde (OMS) passou os últimos dois dias em incessantes reuniões com cientistas do mundo todo e com seus conselheiros técnicos para avaliar a nova cepa viral. Depois de quase 48h analisando a mutação, a instituição global foi orientada a classificar a Ômicron como “variante de preocupação” (variant of concern).

“Qualquer restrição de viagem deve ser pesada, e países já podem fazer muito em termos de vigilância e sequenciamento e trabalhar em conjunto com os países afetados ou globalmente “, disse Christian Lindmeyer, porta-voz da OMS.