O que o brasileiro pensa?
22 de junho de 2020, 16h45

OMS faz alerta sobre pandemia do coronavírus: “Seus efeitos serão sentidos durante décadas”

“Foram necessários mais de três meses para alcançar o primeiro milhão de casos registrados. O último milhão de contágios aconteceu em apenas oito dias”, diz o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS - Foto: Reprodução/YouTube

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez um duro alerta sobre as perspectivas mundiais diante da pandemia de coronavírus. Ele disse que a doença “continua acelerando”, com mais de um milhão de casos registrados em oito dias.

O mundo teve, ainda, mais um recorde de infecções diárias neste domingo (21): 183 mil novos casos e o maior número veio do Brasil.

“Sabemos que a pandemia é muito mais que uma crise de saúde, é uma crise econômica, social e, em muitos países, política. Seus efeitos serão sentidos durante décadas”, afirmou Tedros, em uma conferência virtual, organizada em Dubai.

O aviso do diretor da OMS ocorre justamente no momento em que inúmeros países estão iniciando uma fase de flexibilização do confinamento e a consequente retomada das atividades econômicas.

“Foram necessários mais de três meses para alcançar o primeiro milhão de casos registrados. O último milhão de contágios aconteceu em apenas oito dias”, destacou Tedros.

Novas pandemias

O diretor da OMS fez um pedido aos governos no sentido de que se preparem para futuras pandemias que podem acontecer “em qualquer país, a qualquer momento e matar milhões de pessoas, porque não estamos preparados”.

“Não sabemos onde nem quando acontecerá a próxima pandemia, mas sabemos que terá um impacto terrível sobre a vida e a economia mundiais”, advertiu.

A pandemia do coronavírus já matou 468.724 pessoas em todo o mundo, segundo levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins, com dados atualizados até 9h45 desta segunda-feira (22).


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum