O que o brasileiro pensa?
25 de maio de 2020, 13h45

OMS suspende teste com cloroquina em tratamento contra coronavírus

Decisão vem após estudo afirmar que remédio aumenta risco de morte por problemas cardíacos, como arritmia

Caixa de sulfato de hidroxicloroquina (foto: Twitter)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta segunda-feira (25) que suspendeu os testes com hidroxicloroquina para uso em tratamentos contra o coronavírus. A decisão foi anunciada por Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, depois que a revista científica The Lancet publicou um estudo sobre os riscos do medicamento.

A pesquisa publicada na revista científica testou o medicamento em 96 mil pacientes e concluiu que o uso da droga pode estar relacionado ao aumento no risco de morte por problemas cardíacos, como arritmia.

A cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, afirmou que a organização optou pela “cautela” ao suspender os testes. “Queremos usar o remédio. Mas se for seguro”, disse. Segundo ela, o resultado da revisão deve ser anunciado em uma ou duas semanas.

Contrariando as autoridades de saúde do Brasil e do mundo, o Ministério da Saúde divulgou na segunda-feira (20) um protocolo para uso da cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes com coronavírus, inclusive os com sintomas leves.

Com informações de Jamil Chade, do UOL.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags