OMS suspende teste com cloroquina em tratamento contra coronavírus

Decisão vem após estudo afirmar que remédio aumenta risco de morte por problemas cardíacos, como arritmia

Caixa de sulfato de hidroxicloroquina - Foto: Reprodução/Twitter
Escrito en CORONAVÍRUS el

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta segunda-feira (25) que suspendeu os testes com hidroxicloroquina para uso em tratamentos contra o coronavírus. A decisão foi anunciada por Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, depois que a revista científica The Lancet publicou um estudo sobre os riscos do medicamento.

A pesquisa publicada na revista científica testou o medicamento em 96 mil pacientes e concluiu que o uso da droga pode estar relacionado ao aumento no risco de morte por problemas cardíacos, como arritmia.

A cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, afirmou que a organização optou pela "cautela" ao suspender os testes. "Queremos usar o remédio. Mas se for seguro", disse. Segundo ela, o resultado da revisão deve ser anunciado em uma ou duas semanas.

Contrariando as autoridades de saúde do Brasil e do mundo, o Ministério da Saúde divulgou na segunda-feira (20) um protocolo para uso da cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes com coronavírus, inclusive os com sintomas leves.

Com informações de Jamil Chade, do UOL.

Temas