ONU defende que vacina contra coronavírus seja “bem público disponível a todos”

O próprio secretário-geral, António Guterres, reivindicou a proposta durante cúpula global sobre vacinação, junto com outros líderes mundiais: “ter uma vacina não é suficiente, precisa haver solidariedade global”

Frascos de vacinas contra o novo coronavírus em teste (Foto: Reprodução)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), o português António Guterres, afirmou nesta quinta-feira (4) que a entidade defenderá a facilitação do acesso a uma futura vacina contra a covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, razão pela qual disse que o medicamento deveria ser declarado como um “bem público disponível a todos”.

As declarações ocorreram durante a Cúpula Global sobre Vacinas, que se realizou através de uma videoconferência. Durante sua exposição, Guterres disse que “quando tivermos a vacina, isso pode ser uma boa notícia, mas não será suficiente, se não houver uma solidariedade global, para garantir que todas as pessoas, em todos os lugares do mundo, tenham acesso a ela”.

Através de sua conta de Twitter, o secretário geral repetiu uma de suas frases na Cúpula: “a covid-19 está causando enorme sofrimento humano e dificuldades econômicas em todo o mundo. Precisamos de uma unidade e solidariedade muito mais fortes se quisermos superar essa pandemia juntos e construir um futuro mais seguro e mais estável”.

A Cúpula Global sobre Vacinas reuniu representantes de mais 60 países, incluindo 35 chefes de Estado ou de governo, além de empresários e líderes de organizações civis. O objetivo era arrecadar ao menos 7 bilhões de dólares, para financiar o programa de imunização da GAVI (Aliança da Vacinação).