ONU pede ao G20 que garanta recursos iguais para todos os países

Segundo o secretário-geral António Guterres, se os países não atuarem em conjunto existe o risco de que a pandemia alcance “proporções apocalípticas”

Reprodução/ONU
Escrito en CORONAVÍRUS el

Em declaração dada nesta terça-feira (24), o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu ao G20 que atue em conjunto para evitar “uma pandemia de proporções apocalípticas”, e garantir recursos iguais para todos os países, no combate ao covid-19.

Segundo o diplomata o português, os líderes mundiais precisam se comprometer a um trabalho em conjunto para poder evitar um resultado catastrófico.

A declaração surge dois dias antes de uma cúpula que reunirá os líderes do bloco, além do próprio Guterres e do secretário-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), o etíope Tedros Ghebreyesus – este segundo pretende propor que os esforços para se encontrar vacinas e tratamentos de cura para o covid-19 não sejam mais em separado, e passem a atuar coordenadamente.

A reunião será realizada na quinta-feira (26), através de videoconferência. O presidente brasileiro Jair Bolsonaro está convocado para participar dessa reunião.

Dois presidentes que participarão da reunião já se comprometeram a trabalhar em uma ação coordenada para reagir a pandemia tanto no aspecto da saúde pública quanto no dos efeitos econômicos que ela já está causando. São eles o chinês Xi Jinping e o francês Emmanuel Macron.