Osmar Terra publica fake news sobre Holanda para defender fim do isolamento social

Ex-ministro de Bolsonaro disse que o país europeu não fechou comércios e não fez quarentena, mas que mesmo assim teria vencido a pandemia

O deputado e ex-ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, mentiu em seu perfil no Twitter nesta terça-feira (31) ao dizer que a Holanda lidou com a pandemia do coronavírus sem implementar a quarentena e o isolamento social. Trata-se, no entanto, de uma fake news.

“A HOLANDA que não fez quarentena e não fechou uma loja, já passou do pico da epidee está indo para o fim da epidemia”, escreveu Terra no Twitter, também compartilhando um diagrama mostrando o número de casos no país.

A publicação do ex-ministro foi amplamente compartilhado na rede social, chegando a mais de 6 mil compartilhamentos. No entanto, diferente do que Osmar Terra alega, a Holanda pediu para que todos seus cidadão fiquem em casa durante a pandemia.

O país fechou escolas, restaurantes, bares, clubes, museus e academias. Ainda, proibiu eventos públicos, inclusive os religiosos. Lojas e meios de transporte, se não tiverem distância de mais de 1,5m entre as pessoas, também teriam que fechar. A medida tem vigência no país até o dia 28 de abril.

Avatar de Luisa Fragão

Luisa Fragão

Jornalista.