Panelaços preocupam assessores de Bolsonaro e acendem sinal de alerta no Planalto

Manifestações aconteceram em várias cidades. Para a noite desta quarta-feira é esperado um panelaço ainda maior

Jair Bolsonaro ( Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Escrito en CORONAVÍRUS el

De acordo com o Blog do Camarotti, no G1, integrantes do governo ficaram em alerta com panelaços registrados na noite desta terça-feira (17) contra o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ). “Bolsonaro vai para um lado e sua equipe está agindo em outra direção”, disse ao blog um interlocutor do presidente, demonstrando preocupação.

“Na Itália, as pessoas vão para janela cantar, num gesto de solidariedade. Na Espanha, a população vai para janela aplaudir os profissionais de saúde. No Brasil, as pessoas foram para a janela para protestar contra o comportamento do presidente. Algo está errado por aqui”, reconheceu um auxiliar do governo.

O blog avisa que acendeu o sinal amarelo no governo com o impacto negativo, até mesmo entre apoiadores do presidente. Vários deles consideraram um erro de Bolsonaro incentivar as manifestações e cumprimentar simpatizantes com a mão, em meio à pandemia de coronavírus.

No domingo, Bolsonaro contrariou recomendações de autoridades médicas e do próprio Ministério da Saúde, de se evitar aglomerações e contato.

Pela primeira vez foi detectada pelo Planalto uma perda de apoio mais expressiva naqueles que tradicionalmente apoiam o presidente. E também, pela primeira vez, avaliam auxiliares, trincou a imagem de Bolsonaro no núcleo duro das redes sociais.

Panelaço nesta quarta

Por conta da crise do coronavírus, o ato que estava marcado para esta quarta-feira (18), em defesa da educação, das estatais, do serviço público, contra a MP 905 e outros ataques do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ), foi suspenso das ruas, mas acontecerá nas janelas.

Movimento espontâneo surgido a partir das redes sociais, convoca a população de todas as partes do Brasil a se manifestarem em suas janelas, às 20h30 do mesmo dia 18, em um grito de “Fora Bolsonaro!”.

Temas