Papa Francisco cria fundo de emergência para combater a pandemia de covid-19

Proposta visa financiar grupos missionários que possam atender regiões pobres afetadas pelo novo coronavírus e covid-19

Foto: Eduardo Santillan/Fotos Públicas
Escrito en CORONAVÍRUS el

O Vaticano anunciou, nesta segunda-feira (6), a criação de um fundo de emergência, idealizado pelo próprio Papa Francisco, com o intuito de apoiar áreas afetadas pela pandemia do novo coronavírus nos países em desenvolvimento.

Além da iniciativa, Francisco fez uma doação de 750 mil dólares como contribuição inicial para o fundo, e indicou que as outras entidades pertencentes à igreja deveriam contribuir na medida do possível para fortalecê-lo.

Ao comentar sobre o tema nas redes sociais, o Papa disse que “nós saremos julgados pela nossa relação com os pobres. Quando Jesus diz `os pobres estarão sempre com vocês´ significa `eu estarei sempre com vocês nos pobres, estarei presente ali´. Este é o centro do Evangelho, a ponto que seremos julgados sobre isto” – mensagem que foi acompanhada da hashtag #HomiliaSantaMarta.

A arrecadação para o fundo será administrada pela OMP (Obras Missionárias Pontifícias), organismo do Vaticano encarregado de promover o catolicismo em todo o mundo.

O fundo será usado para “acompanhar as comunidades atingidas nos países missionários através das estruturas e instituições da Igreja”, segundo explicou o cardeal Luis Tagle, da Congregação para a Evangelização dos Povos.