Para especialista dos EUA, mutação do vírus encontrada no Brasil pode se tornar “dominante”

“Se ela (a variante) tem a capacidade de se espalhar de maneira mais eficiente, é provável que se torne cada vez mais dominante”, diz Anthony Fauci

O diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, declarou que a nova variante do coronavírus, chamada P.1, pode se tornar mais “dominante”, de acordo com reportagem de Andrea Diaz, da CNN-Brasil.

A cepa foi identificada primeiramente no Brasil. Porém, foi detectada, nesta segunda-feira (25), nos EUA, em uma pessoa de Minnesota, que esteve em território brasileiro recentemente.

“Se ela (a variante) tem a capacidade de se espalhar de maneira mais eficiente, é provável que se torne cada vez mais dominante, mas temos que esperar para ver”, afirmou Fauci, que também é consultor médico chefe da presidência dos EUA.

Em entrevista à CNN-Internacional, na segunda (25), o especialista afirmou estar “prestando muita atenção” a essa variante, da mesma forma que age com a cepa encontrada na Califórnia.

Vacinas

“A boa notícia é que as vacinas, como existem agora, ainda devem ser eficazes contra os mutantes. A notícia preocupante é que, à medida que você obtém mais e mais replicação, pode obter mais e mais da evolução dos mutantes, o que significa que podem estar um passo à frente”, destacou Fauci.

“Quando você está lidando com (as variantes de) África do Sul e o Brasil, mas principalmente com a África do Sul, não olhamos para o Brasil tão cuidadosamente como a África do Sul, embora tenha diminuído um pouco, ainda está dentro da faixa de proteção de ser uma vacina eficaz”, avaliou.

Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR