Paraná Pesquisas: 52% não querem obrigatoriedade da vacina contra o coronavírus

STF determinou nesta quinta-feira (17) que a vacinação é obrigatória. Estudo revela ainda que a maioria - 61,4% - acredita que Bolsonaro está sendo lento na implementação de um plano para imunização contra a Covid-19

Um dia após os ministros do Supremo Tribunal Superior Eleitoral (STF) aprovar a obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19, pesquisa divulgada pela Paraná Pesquisa nesta sexta-feira (18) mostra que mais da metade dos entrevistados se posicionam contra a medida.

Segundo o levantamento, 52% dizem que a vacina contra a Covid-19 não deve ser obrigatória, contra 46% que dizem ser a favor – 2% não sabe ou não opinou.

O levante de Jair Bolsonaro (Sem Partido) contra a CoronaVac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, também é refletido na pesquisa, que revela que 33,5% não tomarão o medicamento caso seja aprovado pela Anvisa – 62,4% dizem que irão tomar e 4,1% não sabem.

Além disso, a pesquisa mostra que 60,9% têm medo de que as vacinas possam provocar efeitos colaterais e 36,1% dizem não temer.

A maioria – 61,4% – acredita que o governo Bolsonaro está sendo lento na implementação de um plano nacional de imunização contra o coronavírus, ante 34,6% que dizem que não.

O Paraná Pesquisas entrevistou 960 pessoas entre os dias 12 e 16 de dezembro em 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR