Paulistanos voltam a desafiar a pandemia e trânsito lento bate recorde

Nesta quarta (22) foram registrados 19km de lentidão, o maior pico desde o início da quarentena na capital paulista

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Escrito en CORONAVÍRUS el

O tráfego de veículos na cidade de São Paulo atingiu o recorde desde o início da quarentena, nesta quarta-feira (23). O índice registrado nesta manhã foi quase duas vezes maior do que o último recorde desde o dia 24 de março, quando foi decretado o fechamento de serviços não essenciais no estado.

Um estudo divulgado pela prefeitura utilizou dados do aplicativo de celular Waze, que identifica alterações de tempo nos percursos dos usuários. "O Waze considera como lentidão qualquer atraso em relação ao tempo de deslocamento traçado na origem da rota", explicou a prefeitura. O estudo foi elaborado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Nesta quarta, foram registrados 19km de congestionamento, às 8h. O último recorde era de 10km, no dia 9 de abril (quinta-feira anterior à Páscoa).

O movimento significa que há mais carros nas ruas, o que pode ser reflexo de uma diminuição da adesão das pessoas à determinação de isolamento social.

"É muito importante que a parte da população que possa ficar em casa, fique. Não é momento de haver relaxamento", afirma o órgão.

Na última segunda-feira (20), o isolamento atingiu um dos seus níveis mais baixos, de 51%. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que o nível seja mantido em pelo menos 70%.