Pazuello contraria OMS e erra ao dizer que assintomáticos não transmitem coronavírus

De acordo com a organização, no entanto, "é possível pegar Covid-19 de alguém com tosse leve e que não se sente doente"

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (23) que assintomáticos não transmitem a Covid-19. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) já declarou que pessoas infectadas, mesmo sem sintomas, podem contaminar terceiros.

“Se o gestor definir pela abertura de uma área essencial ou de produção, tem que ter a estrutura de triagem e de acompanhamento médico dos primeiros sintomas. Se o caso é assintomático, ele está trabalhando, mas também não transmite. Se o caso é sintomático, ele tem que aparecer na primeira hora”, disse o ministro, durante visita à Curitiba para tratar das ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

De acordo com a OMS, no entanto, “é possível pegar Covid-19 de alguém com tosse leve e que não se sente doente” e que “alguns relatórios indicaram que pessoas sem sintomas podem transmitir o vírus”. Ainda não se sabe, no entanto, a extensão dos casos nem com que frequência isso acontece.

Em nota ao Jornal Nacional, a pasta reconheceu o erro na fala do ministro e disse que acompanha os estudos sobre os assintomáticos, que têm risco de transmissão, embora potencialmente menor. A recomendação da pasta é de manter o distanciamento social de, no mínimo, um metro.

Com informações do jornal O Globo.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR