O que o brasileiro pensa?
23 de junho de 2020, 14h00

Pesquisa feita pela prefeitura indica que cidade de SP tem 1,16 milhão de infectados por Covid-19

Mapeamento revela que a capital paulista registra quantidade de casos quase dez vezes maior do que o índice oficial

Movimento no Viaduto do Chá, na capital paulista, durante a quarentena (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Apesar dos números divulgados diariamente não apontarem nessa direção, a cidade de São Paulo tem 1,16 milhão de infectados pelo coronavírus, quantidade quase dez vezes maior do que o índice oficial, que é de 120 mil casos confirmados da doença. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela própria prefeitura de São Paulo.

O índice é resultado do inquérito sorológico, mapeamento feito pela administração e divulgado nesta terça-feira (23). O levantamento teve início em 10 de junho e tenta descobrir, por amostragem, quantas pessoas já foram infectadas pelo coronavírus na capital paulista.

“Chegamos à conclusão de que existem 1,16 milhão de pessoas na cidade de São Paulo com anticorpos Sars-Cov-2. Temos hoje, pelos dados do boletim do município, 118.708 mil pessoas confirmadas. Isso nos dá um grau de confiabilidade bastante importante e os graus de flexibilização estão sendo pautados por esses números”, disse Edson Aparecido, secretário municipal de Saúde, nesta terça, durante coletiva.

De acordo com a prefeitura, foram realizadas 5.416 pesquisas sorológicas em 96 distritos, com moradores com idade acima dos 18 anos, escolhidos por sorteio. O monitoramento será feito a cada 15 dias com outros munícipes.

O exame sorológico avalia a presença de anticorpos específicos (IgM/igG). Com isso, identifica casos passados da doença. É utilizado, principalmente, para descobrir a porcentagem real da população que teve contato com o vírus.

Teste rápido

O uso do teste rápido (IgM/IgG) para ratificar um caso de coronavírus não é recomendado, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS). A alegação é que esse tipo de exame sorológico é importante para pesquisa e vigilância, mas que não é indicado para detecção de casos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum