“Por falta de oxigênio, meu filho não está mais aqui”, diz mãe de jovem que morreu à espera de leito de UTI em SP

Renan Ribeiro Cardoso, de 22 anos, é a primeira vítima fatal de um problema que começa a crescer também na capital paulista

Renan Ribeiro Cardoso - Foto: Arquivo Pessoal
Escrito en CORONAVÍRUS el

Renan Ribeiro Cardoso, um jovem de 22 anos, é a primeira vítima do iminente colapso do sistema de Saúde em São Paulo. Ele morreu, na tarde de sábado (13), por falta de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 na capital paulista.

Renan não resistiu depois de dois dias que deu entrada no Pronto Atendimento de São Mateus, na Zona Leste. O jovem chegou à unidade já em estado grave e foi atendido.

Conforme informações da prefeitura, foi solicitada uma vaga no Sistema Cross, que regula vagas SUS no estado. Porém, não foi disponibilizada a tempo.

Desabafo

Em entrevista à TV Globo, na segunda (15), Maria de Jesus Ribeiro Andrade, mãe de Renan, afirmou que chegou a falar com o filho por uma videochamada, mas ele não resistiu.

“Não deu tempo por falta de socorro. Por falta de oxigênio, meu filho não está aqui”, desabafou. “Gente, não deixem mais nenhuma mãe, nenhum pai sofrer o que eu estou sofrendo pela perda do meu filho”, acrescentou.

Com informações do G1