Prefeito de Araraquara decreta lockdown sem precedentes após registro de mutações do coronavírus

A partir desta segunda-feira (15), poderão circular na cidade apenas pessoas que trabalham em serviços essenciais, como supermercados, farmácias e postos de combustíveis

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), decretou “lockdown” sem precedentes em um período de 15 dias, em consequência do agravamento da pandemia do coronavírus na cidade, que fica a 250 km da capital paulista. Foram detectados em 11 das 16 amostras registros das novas variantes de Manaus e do Reino Unido.

“Araraquara vive o pior momento da pandemia. Mutações do coronavírus foram identificadas em nosso município. O alerta é de grau máximo”, afirmou Edinho.

A partir desta segunda-feira (15), poderão circular na cidade apenas pessoas que trabalham em serviços essenciais, como supermercados, farmácias e postos de combustíveis.

O decreto restringe a circulação de carros, bicicletas e pessoas pela cidade de 283 mil habitantes. Além disso, o comércio essencial só pode abrir até 20 horas e atender com o uso de senhas. Postos de combustível fecham às 19 horas. Quem não obedecer pode pagar multas que variam de R$ 120 a R$ 6 mil reais.

Esclarecimentos

Edinho usou o Twitter para esclarecer a população sobre a necessidade das medidas tomadas.

“Participei, ao lado da secretária de Saúde, Eliana Honain, e do vice-prefeito Damiano Neto, secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, de mais uma reunião online com prefeitos da região e representantes do Departamento Regional de Saúde e do Governo do Estado”, disse.

“É unânime entre os prefeitos a necessidade de endurecimento do isolamento social em virtude da alta ocupação de leitos de UTI e enfermaria, além da confirmação de que novas cepas do coronavírus estão circulando em Araraquara e, provavelmente, em outros municípios da região.”

“As novas mutações do vírus são mais transmissíveis e estão gerando complicações em pacientes mais jovens. Os prefeitos entendem a gravidade da situação e se comprometeram a publicar decretos municipais com medidas de ampliação do isolamento social.”

“Outro ponto abordado é que os municípios farão um esforço para a ampliação de leitos de enfermaria e UTI, inclusive solicitando ajuda ao Governo Federal e ao Governo do Estado. A situação é grave e toda a região está unida para salvar vidas.”

Outras cidades

Além de Araraquara, a prefeitura de Jaú, região central do estado, confirmou a mesma variante de Manaus em amostras de três pacientes com Covid-19. Um caso da variante também foi registrado em Águas de Lindoia.

Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR