Fórum Educação
09 de abril de 2020, 15h01

Prefeitura de SP e governo da Bahia autorizam uso de cloroquina contra coronavírus

Em ambos os casos, o medicamento será distribuído na rede pública de saúde e precisará de prescrição médica para o uso

Bruno Covas (Foto: Agência Brasil)

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), e o governador da Bahia, Rui Costa (PT), autorizaram o uso da cloroquina e hidroxocloroquina, respectivamente, em pacientes diagnosticados com coronavírus. A hidroxocloroquina é uma versão menos tóxica do primeiro medicamento, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro como principal solução contra a doença.

Em ambos os casos, o remédio só poderá ser utilizado com prescrição médica e em concordância do paciente e sua família. O prefeito Bruno Covas explicou que a capital paulista possui 6 mil cápsulas da droga, o que seria suficiente para tratar mil pessoas.

Além disso, o prefeito afirmou que seu governo já está atuando para comprar mais cloroquina para as próximas semanas e suprir os hospitais municipais da cidade.

São Paulo atualmente é a campeã em número de casos da doença no país. De acordo com o secretário estadual de saúde, José Henrique Germann, a cidade já tem 6.708 pessoas diagnosticadas com covid-19 e 428 óbitos.

Na Bahia, a expectativa é de que apenas os casos mais graves da doença, que apresentam sintomas de dificuldade respiratória e necessidade de internação, serão medicados com a hidroxocloroquina.

“Essa decisão caberá única e exclusivamente ao médico que está frente a frente com o paciente”, disse o secretário da saúde do estado, Fábio Villas-Boas. “Temos 50 mil comprimidos de hidroxicloroquina estocados em nossas farmácias e já adquirimos mais 1 milhão de comprimidos, que estamos aguardando a entrega”, completou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum