Presidente de El Salvador pressiona Legislativo para declarar Estado de exceção e aumentar seus poderes

Nayib Bukele insiste para que os deputados aprovem um regime especial, com a justificativa de conter a covid-19 após um aumento dos casos no país, mas oposição alega que ele pretende adquirir “poderes absolutos”

Nayib Bukele (foto: ElMundo.sv)
Escrito en CORONAVÍRUS el

El Salvador vive uma nova disputa de poder entre o presidente Nayib Bukele e a Assembleia Legislativa do país. O mandatário defende a instalação de um Estado de exceção, que entregaria a ele poderes absolutos enquanto durar a crise de saúde no país.

A briga ganhou força nesta terça-feira (7), em que o Ministério da Saúde anunciou a pior cifra diária em El Salvador desde o início da pandemia, com 374 novos casos e 23 mortes, o que elevou os números totais no país a 8,3 mil contágios e 229 óbitos.

Durante toda a epidemia, Bukele e os líderes da Assembleia Legislativa se acusaram mutuamente de manipulação dos dados sobre a doença. O presidente alega que o Congresso pretende adiar um pacote de medidas mais rígidas, mas que ele considera necessárias. Os parlamentares respondem dizendo que o mandatário pretende se aproveitar da pandemia para “obter poderes absolutos”.

Vale lembrar que no dia 10 de fevereiro deste ano, antes da chegada da pandemia ao país, Bukele chegou a invadir o edifício da Assembleia Legislativa junto com um grupo de militares, para pressionar os deputados a aprovar uma lei que permite ao Estado aumentar adquirir uma nova dívida, para financiar seu novo projeto de segurança pública.