O que o brasileiro pensa?
07 de julho de 2020, 22h06

Presidente de El Salvador pressiona Legislativo para declarar Estado de exceção e aumentar seus poderes

Nayib Bukele insiste para que os deputados aprovem um regime especial, com a justificativa de conter a covid-19 após um aumento dos casos no país, mas oposição alega que ele pretende adquirir “poderes absolutos”

Nayib Bukele (foto: ElMundo.sv)

El Salvador vive uma nova disputa de poder entre o presidente Nayib Bukele e a Assembleia Legislativa do país. O mandatário defende a instalação de um Estado de exceção, que entregaria a ele poderes absolutos enquanto durar a crise de saúde no país.

A briga ganhou força nesta terça-feira (7), em que o Ministério da Saúde anunciou a pior cifra diária em El Salvador desde o início da pandemia, com 374 novos casos e 23 mortes, o que elevou os números totais no país a 8,3 mil contágios e 229 óbitos.

Durante toda a epidemia, Bukele e os líderes da Assembleia Legislativa se acusaram mutuamente de manipulação dos dados sobre a doença. O presidente alega que o Congresso pretende adiar um pacote de medidas mais rígidas, mas que ele considera necessárias. Os parlamentares respondem dizendo que o mandatário pretende se aproveitar da pandemia para “obter poderes absolutos”.

Vale lembrar que no dia 10 de fevereiro deste ano, antes da chegada da pandemia ao país, Bukele chegou a invadir o edifício da Assembleia Legislativa junto com um grupo de militares, para pressionar os deputados a aprovar uma lei que permite ao Estado aumentar adquirir uma nova dívida, para financiar seu novo projeto de segurança pública.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum