Projeções de Trump para os EUA: “se conseguimos contar as mortes entre 100 e 200 mil, será um bom trabalho”

Presidente estadunidense prevê aumento da mortalidade do covid-19 no país e diz que “o objetivo é impedir um possível índice de possíveis 2,2 milhões de mortes”

Foto: Gage Skidmore/WikiCommons
Escrito en CORONAVÍRUS el

Em entrevista em conjunto com o chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, Anthony Fauci, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma previsão assustadora: disse que o número de mortes no país pelo coronavírus pode chegar a algo entre 100 e 200 mil. E depois, completou: “se conseguimos algo nesse patamar, e evitamos um cenário com 2,2 milhões de mortes, será um bom trabalho”.

No entanto, Fauci não confirmou essa projeção sobre possíveis vítimas, e disse que a pandemia é um fenômeno que muda de acordo com seu avanço, e qualquer previsão corre o risco de estar errada.

Por sua parte, Trump disse acreditar que o auge de mortalidade da pandemia de coronavírus nos Estados Unidos será registrado em meados do mês de abril.

O presidente estadunidense também anunciou a extensão das diretrizes para o isolamento social até 30 de abril. “Nada seria pior do que declarar vitória antes de alcançá-la. Portanto, estenderemos nossas diretrizes até 30 de abril para impedir a disseminação”, afirmou.

Os Estados Unidos são o país com mais casos positivos de covid-19. Até a noite desta segunda (30), o número de infectados no país atingiu 162 mil, com 2,9 vítimas fatais, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.