Referência em dados sobre Covid, John Hopkins interrompe contagem de casos do Brasil

O país desapareceu do ranking da universidade após portal do Ministério da Saúde ocultar número total de óbitos e casos confirmados da doença

Reprodução
Escrito en CORONAVÍRUS el

A universidade norte-americana John Hopkins, uma das principais fontes de informação sobre o coronavírus em escala global, interrompeu temporariamente neste sábado (6) a contagem dos dados sobre a doença no Brasil.

A mudança veio no mesmo dia em que o portal oficial do Ministério da Saúde sobre a pandemia deixou de divulgar o número total de casos confirmados e óbitos pela doença, informando apenas os que foram registrados nas últimas 24h, além do número de recuperados.

O site do ministério havia sido derrubado para “manutenção” nesta sexta-feira (5) depois que o governo atrasou a divulgação do boletim sobre a doença pelo segundo dia consecutivo.

Horas depois da interrupção, o Brasil voltou ao ranking da universidade na noite deste sábado, mas com dados atrasados. Em nota, a instituição disse que vai atualizar os números assim que o Ministério da Saúde disponibilizar novos dados.

"Em relação ao caso dos dados brasileiros, o Ministério da Saúde brasileiro suspendeu temporariamente a divulgação de dados sobre a covid-19 em seu site. Até que as informações voltem a estar disponíveis, iremos utilizar o último número oficial que temos disponível (04/04/2020). Assim que os dados forem disponibilizados, faremos as correções nas curvas históricas", disse a universidade.

Hoje, o país é o terceiro do mundo com mais mortos e o segundo em número de casos. Desde o início da pandemia, a John Hopkins divulgava informações com base nos boletins do Ministério da Saúde.

Matéria atualizada em 06/06/2020, às 20h45.