Rio de Janeiro registra primeira morte por coronavírus

O Brasil já possui um óbito confirmado e outros 4 casos são suspeitos

Micrografia eletrônica de varredura colorida de uma célula apoptótica (verde) fortemente infectada com partículas do vírus SARS-COV-2 (roxa), isoladas de uma amostra de paciente. Foto: NIAID
Escrito en CORONAVÍRUS el

A Prefeitura de Miguel Pereira, cidade do interior do Rio de Janeiro, anunciou na tarde desta terça-feira (17) a confirmação da primeira morte no estado. O Ministério da Saúde anunciou que houve 1 morte em decorrência do vírus em São Paulo.

"Mantendo a transparência e as informações para todos os cidadãos, a Prefeitura de Miguel Pereira informa que na data de hoje, infelizmente um paciente, do sexo feminino, com 63 anos, veio a óbito pelos sintomas do coronavírus", diz nota publicada pela prefeitura.

A mulher teria sido contaminada pela empregadora, que veio contaminada da Itália.

Após a repercussão da publicação da prefeitura, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou uma nota informando que ainda serão realizados testes para saber se a vítima estava realmente com Covid-19.

Primeiras mortes

A primeira morta confirmada no país aconteceu na manhã desta terça-feira em São Paulo. A vítima foi um homem de 62 anos.

Um segundo caso também foi divulgado, sem confirmação oficial pelo Ministério da Saúde. Trata-se de uma mulher de 76 anos que também estava internada em São Paulo.

O infectologista David Uip, que coordena o combate ao coronavírus no estado de São Paulo, disse que há “quatro falecidos no mesmo hospital [do primeiro óbito] que nós não sabemos se foi pelo coronavírus”. Um deles seria o da mulher de 76 anos.

Confira a nota na íntegra:

"Mantendo a transparência e as informações para todos os cidadãos, a Prefeitura de Miguel Pereira informa que na data de hoje, infelizmente um paciente, do sexo feminino, com 63 anos, veio a óbito pelos sintomas do coronavírus.

A paciente, que trabalhava na capital do Rio de Janeiro, esteve em contato direto com sua empregadora, que chegou da Itália e testou positivo ao COVID-19. A mesma deu entrada no Hospital Municipal Luiz Gonzaga já em quadro grave, vindo diretamente de seu ambiente de trabalho para a unidade de saúde.

O laudo das autoridades sobre o caso sairá em 24 horas, onde constará maiores informações sobre a causa da morte.

Lamentamos e nos solidarizamos com a família e informamos que a Prefeitura Municipal e o Hospital Municipal Luiz Gonzaga estão tomando todas as medidas para o enfrentamento do novo coronavírus. É de extrema importância que neste momento, a população siga todos os critérios definidos pela Secretaria Municipal de Saúde e que fique atento a qualquer sintoma. Para maiores esclarecimentos, o cidadão pode entrar em contato com o Plantão de Enfrentamento da COVID-19 no telefone (24)2484-4223."

https://facebook.com/story.php?story_fbid=3151239504895246&id=567562256596330
https://twitter.com/SaudeGovRJ/status/1240010305410863104

Temas