Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
19 de março de 2020, 06h29

Rodrigo Maia pede desculpas em nome da Câmara a embaixador da China por acusação de Eduardo Bolsonaro

Filho do presidente culpou o Partido Comunista Chinês, que governa o país asiático, pela disseminação do coronavírus

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), foi às redes sociais na madrugada desta quinta-feira (19) para pedir desculpas à China pelas acusações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Filho do presidente culpou o Partido Comunista Chinês, que governa o país asiático, pela disseminação do coronavírus.

“Em nome da Câmara dos Deputados, peço desculpas à China e ao embaixador @WanmingYang pelas palavras irrefletidas do Deputado Eduardo Bolsonaro”, escreveu o presidente da Câmara no Twitter.

“A atitude não condiz com a importância da parceria estratégica Brasil-China e com os ritos da diplomacia. Em nome de meus colegas, reitero os laços de fraternidade entre nossos dois países. Torço para que, em breve, possamos sair da atual crise ainda mais fortes”, continuou.

Eduardo usou a série “Chernobyl”, da HBO, para comparar com a propagação do coronavírus pelo mundo. “Quem assistiu Chernobyl vai entender o q ocorreu. Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa. +1 vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas q salvaria inúmeras vidas. A culpa é da China e liberdade seria a solução”, escreveu o deputado no Twitter.

Junto à publicação, o filho de Jair Bolsonaro compartilhou uma sequência de tuítes de um seguidor identificado como Rodrigo da Silva que levanta a teoria da conspiração e conclui que “a culpa pela pandemia de Coronavírus no mundo tem nome e sobrenome. É do Partido Comunista Chinês”.

Como resposta, a embaixada da China no Brasil publicou fortes críticas ao deputado. “Suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos”, disse.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum