O que o brasileiro pensa?
24 de março de 2020, 09h50

Rui Costa, governador da Bahia, diz que Anvisa proibiu medição de temperatura de quem chega ao estado

Agência teria entrado na Justiça para proibir a medida. O controle sanitário em aeroportos foi adotado em diversos países como forma de combate ao coronavírus

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) - Foto: Reprodução/Facebook

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), foi às redes sociais nesta terça-feira (24) para denunciar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que teria entrado na Justiça para barrar a medição de temperatura de pessoas que chegam aos estados.

“Não consigo entender a Anvisa, que está nos impedindo de fazer a medição da temperatura das pessoas que chegam à Bahia. A Anvisa entrou na Justiça para barrar nosso trabalho. Acho inadmissível tamanha resistência de uma agência que deveria cuidar das pessoas. Vamos recorrer”, escreveu o petista.

A mesma crítica foi compartilhada pelo governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), também nas redes sociais. “Soube agora que o Governo Federal recorreu à Justiça para impedir que o governo do estado faça o controle sanitário no aeroporto. Realmente inacreditável. Não fazem e querem impedir que façamos”, escreveu o governador.

O controle e orientação sanitária no aeroporto General Hugo da Cunha Machado, no Maranhão, foi uma das medidas de Dino para conter a propagação do coronavírus no estado. A medida foi adotada em diversos países do mundo como forma de conter o avanço da doença.

A Anvisa, contudo, tem dito que “não há indicação de fazer qualquer tipo de controle de temperatura nos viajantes”. Medida do médico e presidente da agência, Antonio Barra Torres, segue a linha do presidente Jair Bolsonaro de negar protocolos contra a doença. No domingo (15), por exemplo, ele acompanhou Bolsonaro no ato em Brasília, contrariando recomendações do Ministério da Saúde para evitar a proliferação do coronavírus.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags