Rui Costa, governador da Bahia, diz que Anvisa proibiu medição de temperatura de quem chega ao estado

Agência teria entrado na Justiça para proibir a medida. O controle sanitário em aeroportos foi adotado em diversos países como forma de combate ao coronavírus

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) - Foto: Reprodução/Facebook
Escrito en CORONAVÍRUS el

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), foi às redes sociais nesta terça-feira (24) para denunciar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que teria entrado na Justiça para barrar a medição de temperatura de pessoas que chegam aos estados.

"Não consigo entender a Anvisa, que está nos impedindo de fazer a medição da temperatura das pessoas que chegam à Bahia. A Anvisa entrou na Justiça para barrar nosso trabalho. Acho inadmissível tamanha resistência de uma agência que deveria cuidar das pessoas. Vamos recorrer", escreveu o petista.

https://twitter.com/costa_rui/status/1242407120982683648

A mesma crítica foi compartilhada pelo governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), também nas redes sociais. "Soube agora que o Governo Federal recorreu à Justiça para impedir que o governo do estado faça o controle sanitário no aeroporto. Realmente inacreditável. Não fazem e querem impedir que façamos", escreveu o governador.

O controle e orientação sanitária no aeroporto General Hugo da Cunha Machado, no Maranhão, foi uma das medidas de Dino para conter a propagação do coronavírus no estado. A medida foi adotada em diversos países do mundo como forma de conter o avanço da doença.

A Anvisa, contudo, tem dito que "não há indicação de fazer qualquer tipo de controle de temperatura nos viajantes". Medida do médico e presidente da agência, Antonio Barra Torres, segue a linha do presidente Jair Bolsonaro de negar protocolos contra a doença. No domingo (15), por exemplo, ele acompanhou Bolsonaro no ato em Brasília, contrariando recomendações do Ministério da Saúde para evitar a proliferação do coronavírus.