Rússia confirma que primeiro-ministro Mikhail Mishustin deu positivo em teste de coronavírus

Líder do legislativo russo já está afastado do cargo, que será ocupado provisoriamente pelo vice, Andrei Belousov. Putin alertou que todos os membros do governo e da administração presidencial “estão em uma área de alto risco”

Vladimir Putin, em encontro com Mikhail Mishustin (Foto: reprodução YouTube)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O Kremlin anunciou oficialmente, nesta quinta-feira (30), que o primeiro-ministro Mikhail Mishustin teve resultado positivo em seu teste de covid-19.

Segundo a imprensa estatal russa, o líder do legislativo informou o presidente Vladimir Putin através de uma ligação em vídeo, e afirmou que já iniciou seu isolamento e uma rotina que mudará, a partir desta mesmo quinta, recomendação dos médicos.

Mishutin também indicou seu vide, Andrei Belousov, que deverá assumir suas funções a partir desta sexta-feira (1). “O governo continuará funcionando normalmente, e u pretendo entrar em contato ativo por telefone e vídeo com todos colegas, para interagir sobre os principais problemas”, afirmou o parlamentar afastado.

Por sua parte, o presidente russo desejou uma recuperação rápida ao primeiro-ministro e apoiou a candidatura de Belousov como chefe do governo interino. O presidente já assinou o decreto correspondente, diz o site do Kremlin.

A respeito da situação, o presidente Vladimir Putin declarou, em comunicado ao país, que “o que está acontecendo com ele agora pode acontecer a todos, por isso recomendo a todos os cidadão que tenham bastante cuidado”.

O mandatário russo também disse que todos os membros do governo e da administração presidencial “estão em uma área de alto risco”.

Atualmente, a Rússia contabiliza 1,1 mil mortes por covid-19, sendo 101 delas nas últimas 24 horas – o segundo mais número diário no país desde o início da pandemia. O total de pessoas infectadas é de 106 mil.