Santa Catarina deve ser próximo estado a entrar em colapso por Covid-19

A projeção é de técnicos do Ministério da Saúde. Em uma semana, o número de casos confirmados no estado quase dobrou

Foto: Reprodução
Escrito en CORONAVÍRUS el

Técnicos do Ministério da Saúde apontam que, depois do Amazonas, Santa Catarina será o próximo estado a sofrer consequências graves por conta da pandemia do coronavírus. Em uma semana, o número de casos confirmados quase dobrou, passando de 1.200 pessoas para mais de 2.519.

De acordo com o governo do estado, Santa Catarina está com 20,2% de ocupação nos 421 leitos de UTI reservados para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um total de 207 pacientes já teve alta da UTI para leitos de enfermaria desde o início da pandemia.

Santa Catarina é um dos estados mais bolsonaristas do país, sendo o segundo a registrar o maior número de votos em Jair Bolsonaro nas eleições de 2018. Ao todo, o ex-capitão teve 75,92% dos votos no local, contra 24% de Haddad.

O primeiro local do país a entrar em colapso por conta da Covid-19 foi Manaus, onde foi registrado mais de 2.400 sepultamentos apenas no mês de abril, número três vezes mais do que o mesmo período em 2019.

A cidade tem enfrentado falta de leitos nos hospitais e também espaço para sepultar os falecidos. Algumas vítimas tem sido enterradas em valas coletivas.

Com informações do Painel, da Folha de S.Paulo.