Fórum Educação
03 de Maio de 2020, 11h34

Sebastião Salgado organiza ação internacional para ajudar indígenas na pandemia do coronavírus

Entre os que já assinaram o documento estão figuras como Paul McCartney, Madonna, Pedro Almodóvar, Oliver Stone, Maryl Streep e Brad Pitt

Foto: reprodução

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado aproveitou o reconhecimento internacional ao seu trabalho para lançar uma petição em favor da defesa das comunidades indígenas da Amazônia, ameaçadas pela pandemia e pelo governo de Jair Bolsonaro.

A iniciativa foi lançada de forma online pela plataforma Avaaz, e já conta com a adesão de grandes figuras nacionais e internacionais, como Chico Buarque, Paul McCartney, Madonna, Gilberto Gil, Pedro Almodóvar, Oliver Stone, Meryl Streep, Brad Pitt, Oprah Winfrey, entre outros.

Segundo um vídeo que promove a petição, o próprio Salgado conta que as comunidades indígenas brasileiras estão entre as populações mais vulneráveis diante da pandemia do novo coronavírus. A situação é ainda pior quando, ao mesmo tempo, elas precisam lutar contra os ataques do governo de Jair Bolsonaro e seus aliados ruralistas.

“Despreparados para enfrentar as doenças dos brancos, os índios brasileiros têm sido vítimas de epidemias há mais de 500 anos. Mas agora, se junta à esta ameaça, o relaxamento da vigilância do Estado, as invasões de garimpeiros, madeireiros e fazendeiros ilegais, os incêndios criminosos que aumentaram nas últimas semanas (…) Estas pessoas (que assinam a petição) pedem às autoridades do Brasil que organize uma força-tarefa para retirar das terras indígenas os invasores ilegais”.

A petição está disponível neste link.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum