O que o brasileiro pensa?
30 de abril de 2020, 22h56

Secretário-geral da ONU reclama de “falta de liderança e solidariedade” no combate ao coronavírus no mundo

O português António Guterres criticou especialmente a postura demonstrada pelas grandes potências com relação aos países menos favorecidos

Reprodução/ONU

Em conferência de imprensa virtual realizada nesta quinta-feira (30), o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, afirmou estar “particularmente preocupado com a falta de solidariedade com os países em desenvolvimento na resposta à pandemia do novo coronavírus, que pode estender-se como um incêndio, e na resposta aos dramáticos impactos sociais e econômicos”

A crítica de Guterres está dirigida principalmente às grandes potências, que ele considera que vem demonstrando falta de liderança e solidariedade” em meio ao cenário de pandemia.

O secretário-geral também reclamou pelo fato de o G-20 ter rejeitado sua proposta de estabelecer um mecanismo de coordenação das ações para enfrentar a doença. Segundo o diplomata português, os países mais desenvolvidos estão atuando “cada um por seu lado, o que cria o risco de o vírus não desaparecer, e passar a transitar de um lado para outro”.

“É uma pena que não tenha sido possível, para a comunidade internacional, encontrar um mecanismo de liderança sólida em relação à luta contra a pandemia”, lamentou Guterres.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum