Sistema de saúde de Pouso Alegre (MG) entra em colapso e prefeito decreta lockdown

"Além de não termos leitos, estamos com restrição do oxigênio", declarou o prefeito Rafael Simões

O prefeito de Pouso Alegre (MG), Rafael Simões (DEM), anunciou nesta sexta-feira (15) que a cidade passará por um regime de isolamento social rígido após o colapso no sistema de saúde. Pouso Alegre é a segunda maior cidade do Sul de Minas Gerais, atrás apenas de Poços de Caldas.

“Não me resta outra alternativa, e faço isso com muita tristeza, a não ser decretar o fechamento da nossa cidade das atividades não essenciais. Isso só está acontecendo porque nós, população, não tivemos consciência da nossa responsabilidade”, afirmou Simões em vídeo publicado no Facebook.

“Além de não termos leitos, estamos com restrição do oxigênio, produto extremamente importante no combate à Covid-19”, declarou.

O mandatário ainda fez um apelo aos prefeitos das cidades vizinhas, do Sul de Minas. “Quero aproveitar a falar com os prefeitos das cidades vizinhas: sugiro a vocês que também tomem uma atitude forte. Do contrário, você não terá para onde mandar os seus pacientes contaminados. É importante que, nesse momento de dificuldade, todos nós estejamos de mãos dados, até por respeito aos profissionais de saúde”, completou.

“Peço desculpas ao comerciante, mas não tem o que fazer, a medida é necessária e será por prazo indeterminado”, disse.

Segundo Simões, a decisão é válida até que a população “se conscientize de que nós precisamos respeitar um ao outro” com medidas de segurança sanitária.

Assista aqui ao vídeo do prefeito

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR