SP reabre comércio de rua um dia após bater novo recorde de mortes pelo coronavírus

Prefeitura da capital autorizou a abertura para impulsionar vendas do Dia dos Namorados. Nesta terça-feira (9), o número de óbitos novos foi de 334, o maior já registrado no estado de SP desde o início da pandemia

Reabertura do comércio em Campinas, no interior de São Paulo (Foto: Carlos Bassan/Fotos Públicas)
Escrito en CORONAVÍRUS el

A Prefeitura de São Paulo autorizou a reabertura das lojas de rua e das imobiliárias da capital paulista a partir desta quarta-feira (10), um dia depois de o governo divulgar o número recorde de mortos pela coronavírus em um período de 24 horas.

Nesta terça-feira (9), o número de óbitos novos foi de 334, o maior já registrado desde o início da pandemia. Já o número de casos confirmados da doença chegou a 150.138, um aumento de 5.545 infectados, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde.

A capital paulista está na fase laranja do plano gradual de flexibilização da quarentena estipulado pelo governo de São Paulo. Nesta etapa, cinco setores são autorizados a reabrir com restrições, incluindo o comércio de rua.

O acordo foi feito para se antecipar ao Dia dos Namorados, comemorado nesta sexta-feira (12), a fim de movimentar o comércio.

Segundo o prefeito Bruno Covas (PSDB), o acordo com os representantes dos shoppings centers deve ser assinado nesta quarta-feira, para que os estabelecimentos também voltem a funcionar na véspera do Dia dos Namorados.

Além de cuidados com saúde, como distanciamento social e uso de álcool gel, as lojas vão ter um limite de horário de funcionamento de quatro horas. O comerciante poderá escolher o horário de abertura, desde que seja fora do horário de pico. Haverá limite também de pessoas. Nenhum deles poderá receber mais do que 20% da capacidade de público.

Os shoppings vão reabrir a partir de quinta-feira (11) também com limite de funcionamento. Ou abrem de 6h às 10h ou das 16h às 20h. O horário da manhã é uma reivindicação dos shoppings populares. Os shoppings maiores devem funcionar no segundo horário.