Fórum Educação
20 de Maio de 2020, 19h33

Subsecretária da ONU critica EUA por sanções à Venezuela em meio à pandemia

Segundo Rosemary DiCarlo, que é estadunidense, países devem “retomar negociação construtiva”, devido ao momento de emergência sanitária global que se vive atualmente

Sede da ONU, em Nova York (foto: UN.org)

A subsecretária-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) para Assuntos Políticos e Construção da Paz, Rosemary DiCarlo, afirmou nesta quarta-feira (20) que as sanções dos Estados Unidos contra a Venezuela “exacerbam uma situação que já é crítica em meio à pandemia de coronavírus”.

Durante a leitura de um relatório que iniciou a sessão do Conselho de Segurança da ONU, na qual se discutiu a tentativa fracassada de uma invasão marítima contra a Venezuela, ocorrida no início deste mês, DiCarlo lembrou que o secretário-geral da organização, o português António Guterres, “pediu reiteradas vezes que se promova uma solução negociada entre os venezuelanos, e que esta negociação seja construtiva”.

“Há uma grande preocupação com o confronto e a ausência de um diálogo sério entre os principais partidos políticos da Venezuela, especialmente em meio aos efeitos potencialmente abrangentes desta pandemia”, argumentou a subsecretária, que é estadunidense.

Em seguida, ela também criticou a politização da ajuda humanitária ao país durante a emergência de saúde. “A ajuda humanitária fornecida pela ONU aos países é orientada pelos princípios de independência, humanidade, neutralidade e imparcialidade”, assegurou DiCarlo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum