Taxa de transmissão do novo coronavírus completa 5 semanas em “descontrole” no Brasil

Índice medido pelo Imperial College de Londres ficou em 1,13 nesta semana; assim; assim, cada 100 infectados passam a Covid-19 a outras 113 pessoas

Pela quinta semana seguida, a taxa de transmissão (Rt) novo coronavírus no Brasil ficou acima de 1, o que significa descontrole da doença e epidemia em expansão. O índice, calculado pelo Imperial College de Londres e divulgado nesta terça-feira (15), está em 1,13 para esta semana.

O número significa que cada 100 pessoas infectadas com Covid-19 a transmitem para outras 113. Ou seja, cada paciente passa a doença para mais de uma pessoa, o que aumenta a propagação do vírus. Taxas abaixo de 1 indicam que a epidemia está sendo controlada.

Além de estimar a taxa de transmissão em si, os pesquisadores do Imperial College calculam um intervalo em que ela pode variar na próxima semana. Ele ficou entre 1,03 e 1,21. Ou seja, ao observar os dados de evolução de casos no país, os estudiosos avaliaram que a pandemia vai continuar em expansão por aqui.

Não à toa, eles situam o Brasil entre as nações em que a replicação do Sars-Cov-2 está crescendo no mundo, ao lado de Canadá, Itália, Rússia e África do Sul, entre outros. É o único país na América do Sul incluído nessa classificação pelo estudo da instituição.

Mortes

Na semana encerrada na segunda-feira (14), o instituto contabilizou 4.473 óbitos devido ao novo coronavírus. Para esse próximo período de sete dias, os pesquisadores estimam que o número vá chegar a 5.090, podendo variar de 4.730 a 5.620.

No boletim da terça-feira passada (8), os especialistas da instituição londrina tinham estimado que as mortes por Covid-19 ficariam entre 4.400 e 4.970 na semana que passou.

Avatar de Fabíola Salani

Fabíola Salani

Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou por mais de 20 anos na Folha de S. Paulo e no Metro Jornal, cobrindo cidades, economia, mobilidade, meio ambiente e política.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR