TCU e tribunais dos estados devem assumir contagem de mortos por coronavírus

Medida vem como forma de garantir a transparência dos dados após governo atrasar e ocultar informações no último boletim

Covas coletivas abertas em Manaus no primeiro pico da pandemia - Foto: Alex Pazuello/Semcom Manaus/Fotos Públicas
Escrito en CORONAVÍRUS el

O Tribunal de Contas da União (TCU) e os tribunais de contas estaduais (TCEs) devem assumir a contagem e divulgação dos dados diários sobre o coronavírus, como mortes e casos confirmados. A informação é do UOL.

A ideia é que os tribunais estaduais atuem junto às secretarias de saúde para recolher as informações diárias sobre a doença até as 18h de cada dia. Os dados seriam então enviados ao TCU, para consolidação e divulgação das informações.

A medida seria uma forma de garantir a transparência das informações da pandemia em um momento em que o governo de Jair Bolsonaro tem falhado neste processo.

O Ministério da Saúde atrasou por dois dias consecutivos a divulgação dos boletins diários. Na madrugada deste sábado (6), o site do governo sobre o coronavírus foi tirado do ar para "manutenção".

A pasta também modificou a forma de divulgar os dados da doença, sem aviso prévio. Agora, o ministério não informa mais o total de casos e óbitos do país, nem por estado.

O futuro secretário da Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Wizard, também afirmou que os dados atuais do coronavírus no Brasil seriam “fantasiosos ou manipulados” e, por isso, os mortos serão recontados.

“Tinha muita gente morrendo por outras causas e os gestores públicos, puramente por interesse de ter um orçamento maior nos seus municípios, nos seus estados, colocavam todo mundo como covid. Estamos revendo esses óbitos”, afirmou.

Temas

TCU