Tocantins registra primeira morte por coronavírus

Óbito aconteceu no dia em que o governador do estado determinou reabertura total do comércio

Governador do Tocantins, Mauro Carlesse | Reprodução/Twitter
Escrito en CORONAVÍRUS el

O estado do Tocantins registrou na noite de terça-feira (14) a primeira morte provocada pela Covid-19, no mesmo dia em que o governador Mauro Carlesse (DEM) determinou a reabertura do comércio no estado. A vítima foi uma servidora pública de 47 anos.

Francisca Romana Sousa Chaves era assistente social da Prefeitura de Palmas e estava internada em Unidade de Terapia Intensiva desde o dia 18 de março. Romana tinha hipertensão e estava com o quadro grave há alguns dias.

Único estado que não contava com mortes até o momento, o Tocantins vinha adotando medidas gradativas de isolamento social desde antes da confirmação dos primeiros casos, mas decidiu abandonar a quarentena na terça-feira.

Segundo o governador, "a população seguiu com respeito todas as recomendações propostas, mesmo diante de muitas dificuldades" e por isso decidiu reabrir todo o comércio.

A prefeitura da capital, Palmas, não vai acatar a medida. "Nós já tivemos confirmação de contaminação comunitária [em Palmas]. Ou seja, não são de pessoas que vieram de fora, são uns contaminando os outros. Será que é hora de flexibilizarmos tanto? Se nós temos um plano de descontigenciamento e isso pode ser feito de uma forma gradual […] porque não atendemos às recomendações?", declarou a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) em entrevista ao G1. Segundo a secretaria estadual de Saúde, o estado possui 27 casos confirmados de Covid-19, sendo 17 na capital.

Com informações do G1