Trump diz respeitar Bolsonaro mas tenta se distanciar do seu desastre: “Brasil tomou caminho diferente do nosso”

Segundo o presidente estadunidense, “ele (Bolsonaro) tomou um caminho diferente (no combate ao coronavírus), e com certeza está passando por um momento difícil, mas eu não quero criticar ninguém”

Foto: Alan Santos/PR
Escrito en CORONAVÍRUS el

Em entrevista nesta sexta-feira (29), o presidente estadunidense Donald Trump tentou preservar um dos seus aliados internacionais, o brasileiro Jair Bolsonaro, mas o que conseguiu foi demonstrar que não quer nenhuma ligação com o desastre brasileiro no combate à pandemia do coronavírus.

Perguntado por uma correspondente brasileira sobre o fato de o país sul-americano ser o novo epicentro da pandemia, e sua ligação com o governante brasileiro, Trump respondeu que “ele (Bolsonaro) seguiu caminho diferente. O Brasil tomou um caminho diferente (no combate ao coronavírus). Com certeza, eles estão passando por um momento difícil. Eu não quero criticar ninguém porque eu tenho muito respeito por ele”.

Em outro momento, o presidente estadunidense se referiu à proibição de entrada nos Estados Unidos a brasileiros e turistas que passaram pelo Brasil recentemente. “Pretendemos retirar (a medida) assim que pudermos”, assegurou, mas sem se arriscar a dar uma data sobre quando isso poderia acontecer.

Apesar das declarações, a verdade é que os caminhos tomados por Trump e Bolsonaro não foram muito diferentes. Ambos menosprezaram a pandemia em seus primeiros momentos, depois minimizaram suas consequências, e mais recentemente também estão unidos no discurso de defender o fim das medidas de isolamento, apesar de não haver indícios de aplanamento das curvas de contágio, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.

Além disso, ambos defenderam pessoalmente o uso da cloroquina como tratamento para pacientes com covid-19, mesmo contrariando as recomendações da comunidade científica em seus países e no mundo.