Trump recomenda injeção de desinfetante e radiação ultravioleta contra coronavírus

De acordo com o presidente dos EUA, o produto "faz um trabalho tremendo nos pulmões" e pediu para que médicos checassem a possibilidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu em entrevista coletiva na Casa Branca, nesta quinta-feira (23), que injeções de desinfetante podem ser eficazes contra o coronavírus. De acordo com ele, o produto “faz um trabalho tremendo nos pulmões”.

“E aí eu vejo o desinfetante, que derruba [o coronavírus] em um minuto. Um minuto! E tem um jeito de a gente fazer algo, uma injeção dentro ou quase uma limpeza? Porque, veja bem, ele entra nos pulmões e faz um trabalho tremendo nos pulmões, então seria interessante checar isso. Então, será preciso ver com os médicos, mas soa interessante para mim”, afirmou Trump.

Ainda sem apresentar qualquer comprovação médica, o presidente dos EUA também sugeriu tratamentos com radiação ultravioleta contra a Covid-19. “Talvez seja possível, talvez não seja. Eu não sou médico. Mas eu sou, tipo, uma pessoa que tem um bom você sabe o quê”, disse, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo.

Diversos especialistas e autoridades médicas criticaram as declaração de Trump. “Eu certamente não recomendaria a ingestão interna de desinfetante”, disse Stephen Hahn, da FDA (agência de vigilância sanitária americana), à CNN.

Assim como o presidente Jair Bolsonaro, Trump também tem recomendado o uso de cloroquina em pacientes com Covid-19. O medicamento, no entanto, ainda não possui comprovação médica de que de fato funcione contra a doença. Diversos estudos norte-americanos têm apontado para a ineficácia do remédio, especialmente em doses altas.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR